Quem trabalha com algo onde é necessária a impressão de materiais de comunicação visual sabe da importância da qualidade dessas peças e como o processo leva tempo e é minucioso para que tudo saia perfeito como o cliente deseja.

Hávários métodos de impressão como a digital e o silk. Vamos conhecer alguns deles.

Impressão Digital

Impressão Digital

Atualmente temos a impressão digital, que é um dos métodos mais utilizados por empresas gráficas. Já falamos desse processo antes e vimos que ele permite produzir com qualidade em maior ou menor quantidade e num período de tempo reduzido. Aqui a tecnologia é amiga da impressão!

Impressão digital

Este é, atualmente, o método mais utilizado, mas você ainda pode fazer sua impressão em Silk Screen aqui na Help. Além desses existem outros métodos de impressão, como Offset e tampografia, saiba mais abaixo:

Offset

Antes dos anos 90 o método mais utilizado era o offset que havia sido criado na metade do século XX e consistia em chapas de alumínio com tintas, cada uma com as cores CMYK que eram aplicadas uma a uma, criação de matrizes que serviam como método de gravação e outros muitos pontos manuais para que uma impressão pudesse ser realizada seja em maior ou menor quantidade. 

Silk

Outra opção muito recorrente de impressão muito recorrente era o Silk Screen ou Serigrafia. Neste método o processo de impressão acontece com a tinta sendo aplicada em uma tela de nylon bem esticada em um quadro de alumínio. Ele oferece estabilidade ao encaixe das cores. Este pode ser o processo ideal para quem busca uma qualidade diferenciada e alta durabilidade para uso externo.

Tampografia

A Tampografia é um processo de impressão indireta e em baixo- relevo que consiste na transferência de tinta da matriz para a peça a ser decorada através da peça conhecida como clichê. Anteriormente esta era vista como uma arte de simples decoração e hoje se tornou um sistema de impressão capaz de imprimir em superfícies difíceis e irregulares, côncavas, convexas, planas, etc., como a casca de uma noz, por exemplo. Sua grande vocação é para as impressões de pequenas áreas de forma muito artesanal e em quantidades muito reduzidas. Há algumas novas tecnologias que permitem a impressão em áreas maiores, mas não é ainda algo prático e o preço é sempre muito alto.

Rotogravura

Rotogravura é um tipo de impressão onde a matriz é feita em baixo relevo e a imagem é gravada em um grande cilindro feito geralmente de cobre. Tem alta velocidade de impressão, sendo indicado para altas tiragens. Possibilita frente e verso e imprime todas as cores em apenas uma passagem. É muito utilizado em impressões de jornais e revistas.

O primeiro projeto de uma máquina com matriz de impressão apresentando o grafismo gravado, foi patenteada em 1784 por Thomas Bell. Porém, o primeiro projeto de um equipamento rotativo de impressão a utilizar deste tipo de processo data de 1860, e deve-se a Karl Klic, que é considerado pai da Rotogravura.

Na Rotogravura, a impressão aplica quantidade de tintas em diferentes partes do impresso. Isso é possível graças à gravação de células em um cilindro revestido com cobre e cromo. A gradação das tonalidades da imagem é determinada pela profundidade das células: as profundas contêm mais tinta, assim imprimem tons mais escuros; as rasas, com menos tinta, resultam em tons mais claros. Depois de ser gravada no cilindro revestido com cobre, a imagem é recoberta com cromo para dar maior durabilidade.

Quer saber mais? Traga seu projeto para a HelpScreen que iremos definir qual o melhor processo para a impressão que você deseja.