Publicado em Deixe um comentário

Silk Screen ou Serigrafia?

Na realidade, Serigrafia e Silk Screen são exatamente a mesma coisa. A única diferença na palavra é devido ao tempo e a modernização da técnica de impressão.

Ao longo dos anos e da evolução tecnológica a Serigrafia ganhou o novo nome de Silk Screen. Porém a técnica em si é exatamente a mesma.

Este processo de impressão consiste na criação de uma matriz que é utilizada para aplicação da tinta na superfície a ser impressa. Isso acontece por meio de pressão exercida por um rodo ou espátula, a tinta é aplicada. 

método artesanal de silk screen

A técnica é derivada do estêncil, os primeiros registros do uso foram na China e no Japão. Durante os séculos XVII e XVIII ainda se usava esse tipo de impressão na estamparia de tecidos.

Ainda no século passado, na França, começaram a utilizar a técnica em indústrias. As primeiras patentes começaram a surgir em 1907. O números de impressos comerciais cresceu muito. Na América, os móveis, paredes e outras superfícies eram decorados dessa maneira. Nessa época ainda conhecida por Gravura.

Só em 1940 ganhou o nome de serigrafia (serigraph em inglês) pelo crítico de arte Anthony Velonis e a partir de então passou a ser considerada para aplicações comerciais onde mais pessoas passaram a ter interesse por seu processo.

Atualmente é possível imprimir em variados tipos de: materiais como papel, plástico, borracha, madeira, vidro, tecido, nas mais variadas superfícies e tintas. É possível fazer a aplicação manual, ou automática, com máquinas.

Aqui na HelpScreen utilizamos equipamentos tecnológicos para a aplicação de Silk Screen em nossas entregas. Para conhecer mais é só entrar em contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *